fbpx

Colaboradores

O nosso site possui vários apoiadores e colaboradores, sejam outros projetos ou indivíduos. Os oficiais são os nossos parceiros, que estão linkados na nossa página inicial:

O portal Dialético, do prof. Victor Sales Pinheiro, é um site de cursos EAD, artigos, vídeo-aulas e palestras, que tem como assunto central a filosofia clássica, tocando as mais diversas áreas: Direito, Educação, Psicologia, Antropologia, etc. Alguns de seus cursos abordam também temáticas católicas como o curso presencial e EAD sobre a História da Igreja.

O portal Música Litúrgica Online é um site que tem como foco a oferta de material musical para uso prático em nossas liturgias. Lá você terá acesso a vídeo-aulas que ensinam a cantar e tocar salmos, cânticos litúrgicos, além de aulas de cunho teórico e histórico de música e liturgia. Existem materiais de acesso gratuito e uma assinatura que proporciona o acesso a um conteúdo mais amplo.

Nosso colaboradores individuais são:

Renato Odo é o regente do coro gregoriano que canta nas missas tridentinas da Capela de Santa Luzia e o Menino Jesus – SP, missas sob a responsabilidade da Administração Apostólica São João Maria Vianney. Renato é graduado em Letras – Latim (USP) e estudou Canto Gregoriano na Abadia de Solesmes  (o berço da pesquisa e restauração gregoriana) com …

Fulvio Rampi (cf. www.fulviorampi.it) é titular da Cátedra de monodia do Conservatório de Música Giuseppe Verdi de Turim. É diretor do coro Cantori Gregoriani, com o qual gravou numerosos CD’s para importantes casas discográficas italianas e estrangeiras e que possui uma intensa atividade concertística em várias partes do mundo (Itália, Espanha, Portugal, Suiça Áustria, Bélgica, Alemanha, Eslovênia, Líbano, Polônia, Brasil, Rússia, Japão). Diplomou-se em Orgão e Composição organística, e retirou seu título de Magistério e Doutorado junto ao Pontifício Instituto de Música Sacra  de Milão, como orientando de Luigi Agustoni, onde o sucedeu (de 1985 a 1991 e 1997 a 2002). Desenvolve cursos e seminários sobre canto gregoriano e já possui numerosas publicações sobre o assunto em revistas especializadas. Já publicou três livros: 1- Manual de canto gregoriano (Manuale di canto gregoriano, 1991, 1997,2a.); 2- Do canto gregoriano (Del canto gregoriano, 2006); 3- À escola do canto gregoriano (Alla schola del canto gregoriano, 2015).

Juan Carlos Asensio é Professor de Historia da Música Medieval, Notação,  Codicologia e Cantos Litúrgicos Latinos na Escola Superior de Música de Catalunya ede Canto Gregoriano e Metodologia da Investigação no Real Conservatorio Superior de Música de Madri. Desde 1996 é director da Schola Antiqua, grupo dedicadoao estudo, investigação e interpretação da música antiga (cf. www.scholaantiqua.com) com quem realiza uma intensa atividade concertística e de gravações discográficas. Estudou monodia na Abadia de Solesmes, com Dom Eugène Cardine, OSB († 1988), Dom Jean Claire, OSB († 2006) e Dom Daniel Saulnier OSB e em diversos cursos com Jean Jeanneteau († 1992), Herminio González Barrionuevo, Alberto Turco,  Olivier Cullin, Claire Maître, David Even, Nino Albarosa, Marie-Noël Colette, Michel Huglo, Giacomo B. Baroffio, David Hiley y Johannes Berchmans Göschl. Ainda estudou  interpretação da polifonía primitiva com Marcel Pérès, diretor dol Ensemble Organum. Desde 2001 é membro do Conselho Diretor da AISCGre (Associazione Internazionale Studi di Canto Gregoriano), e presidente da sua seção espanhola (AHisECGre); membro do SEMYR (Seminario de Estudios Medievales y Renacentistas de la Universidad de Salamanca) e do grupo Bibliopegia da Facultad de Ciencias de la Documentación (UCM). Na atualidade é  editor da revista Estudios Gregorianos e colaborador da Radio Clássica da RNE com o programa Sicut luna perfecta, dedicado ao canto gregoriano.